Login de Usuário
Passeios-Guarujá |
Locais que vale a pena conhecer
Acqua Mundo Aclamado como o maior aquário da América do Sul, expõe em seus 35 tanques e terrários mais de 5.000 animais aquáticos de 200 espécies diferentes. São mais de 1,2 milhão de litros de água dentro de um complexo de lazer que conta com praça de alimentação, loja temática e auditórios para eventos relacionados com o meio ambiente.
Localizada próximo ao Ferry Boat Guarujá-Bertioga, foi a primeira indústria de extração e processamento de óleo de baleia, que era destinado à iluminação pública, e teve grande importância econômica nos séculos XVII e XVIII, quando este óleo iluminou São Paulo e o Rio de Janeiro. Dos Tanques, só existem ruínas.
Um belíssimo altar localizado próximo à Praia do Perequê. Estima-se que sua construção seja datada do século XVIII, tendo sido restaurada pelo Instituto Histórico Guarujá-Bertioga.
Feiras de Artesanato agradável mostra de artesanato e bijouterias, localizadas nos seguintes endereços: Av. Miguel Stéfano com R. Marivaldo Fernandes (início da Enseada); Av. Puglisi com Av. Mal. Deodoro da Fonseca (Praia de Pitangueiras) e Av. Gal. Rondon (próximo Colônia de Férias do BANESPA - Praia das Astúrias).
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (Guarujá)
Fica a caminho da Fortaleza de São Felipe. Lá o padre José de Anchieta catequizava os índios e teria escrito o seu famoso poema “Milagre dos Anjos”. Sua data de construção é de 1563 / 65 e sua importância deu-se principalmente em meados do século XVII. Atualmente está num estado avançada de degradação e está fechada à visitação pública.
Estação Ecológica de Sorocutuba Localizada no Mirante do Sorocotuba, entre as praias da Enseada e Pernambuco, também conhecido como mirante Santa Fé, é um local de rara beleza, uma reserva da Mata Atlântica com costeira rochosa, praias desertas (Éden - boa para mergulho - e Sorocutuba), e águas cristalinas que possibilitam que o visitante aprecie a desenvoltura de tartarugas, raias e outros animais marinhos. Possui moradias da década de 40 e alguns bares e restaurantes construídos sobre as rochas da costeira. Seu acesso é através de uma estrada a 1 km do início da Estrada de Pernambuco.
Farol da Moela O mais antigo farol do litoral de São Paulo, inaugurado em 1830, situado na Ilha da Moela, ainda hoje está em plena atividade, sendo um dos mais importantes do país, já que serve de referência para todos os navios que chegam ao Porto de Santos. O Farol pode ser avistado da Praia do Tombo, mas não está aberto à visitação.
Fortaleza da Barra Grande Localizada no estuário de Santos, a obra foi feita em 1584, pelo Governo espanhol que dominava a colônia, após o Tratado de Tordesilhas. Seu último disparo foi dado em 1891 durante a Revolta da Armada. Na revolução Constituicionalista de 1932 serviu como centro de comunicações.
Situada de frente para o estuário de Santos, é um dos mais belos monumentos histórico-militar, construída no século XVI pelos espanhóis para defender a Vila de Santos de ataques corsários de piratas.
Forte dos Andradas A Brigada de Artilharia Antiaérea , permite hoje a entrada nas dependências do Forte , onde se pode fazer um maravilhoso passeio ecológico, com acesso aos antigos canhões , túneis que serviam para transportar munição, além de oferecer uma magnífica vista tanto do Guarujá como da baía de Santos. Situado no fim da Praia do Tombo.
Localizado a poucos metros da estação das barcas de Vicente de Carvalho, o Forte do Itapema, ou Vera Cruz de Itapema, ou ainda Santa Cruz de Itapema, é uma das mais antigas edificações do Brasil. Estima-se que foi construído no século XVI com a finalidade de defender o estuário da Vila de Santos. Esta fortaleza possuía um farol que fazia parte da sinalização do estuário da cidade de Santos. Em 1976 foi destruído por um incêndio, e atualmente está sob jurisdição da Alfândega de Santos e fechado à visitação pública.
Este forte é o mais antigo do Brasil e ainda conserva características originais. No local, há o pequeno museu quinhentista "João Ramalho", restaurado e mantido pelo Instituto Histórico e Geográfico Guarujá Bertioga.
Parque Temático de Ciência e Tecnologia. O primeiro museu interativo da América da Sul apresenta mais de 130 experiências e invenções. Todas as atividades são acompanhadas por monitores, que vão explicando os fenômenos que ocorrem.
Localizado no final da Praia das Pitangueiras, no Morro do Maluf, é um belo local para fotografar a Praia das Pitangueiras, Praia da Enseada e parte da Praia das Astúrias. Seu acesso é pela Alameda Floriano Peixoto.
Mirante de fácil acesso com visão para o Costão das Tartarugas. No local existe o Restaurante Vista Linda, com terraços cobertos e ao ar livre. Acesso fácil pela estrada asfaltada, no final da Av. Miguel Stéfano.
Agradável passeio de cujo o topo se tem ampla vista da cidade, localizado entre as praias das Pitangueiras e Enseada.
Exposição da antiga locomotiva "Maria-Fumaça" que ligava Vicente de Carvalho e Guarujá, desativada em 1956. A locomotiva, construída nos EUA, foi encomendada junto com a Vila do Guarujá. Na época, era o único meio de transporte regular para as barcas que ligavam a Ilha ao Continente. Localizado na Av. Leomil esquina com Av. Puglisi, na Praia de Pitangueiras.
Uma relíquia de 1924, este carro, feito de 70% madeira, foi usado para o transporte do corpo do Pai da Aviação. Todo restaurado, o veículo é rico em detalhes. Localizado na Av. Leomil esquina com Av. Puglisi, em frente ao Pavilhão da Maria Fumaça.
Capela Santa Cruz dos Navegantes Localizada na Praia de Santa Cruz dos Navegantes, junto à entrada da barra, a Capela foi restaurada pelo Instituto Histórico e Geográfico Guarujá-Bertioga e pelo Conselho Municipal de Turismo do Guarujá. Em agosto de 1964 reviveu-se a tradicional procissão de barcos em louvor a Nossa Senhora dos Navegantes, sendo celebrada na ocasião a primeira missa totalmente em português no Brasil. |