Pontos Turísticos, Históricos e Culturais

Belvedere Circular do Km 45 No Km. 45 encontra-se um belvedere circular de construção simples. Dele pode-se ter uma boa visão da estrada. É o primeiro ponto de cruzamento da Calcada do Lorena com o Caminho do Mar. Foi construído em 1922, por ordem de Washington Luiz.

Calçada do Lorena A iniciativa da construção da calçada do Lorena coube à Bernardo José Maria, Governador da Capitania de São Paulo de 1788 a 1798, ficando sua execução a cargo dos oficiais do Real Corpo de Engenheiros. Até a construção da Estrada da Maioridade, em 1840, a Calçada do Lorena assegurou a ligação entre São Paulo e Cubatão. Foi construída em 1792, tendo, em determinados trechos, um curioso traçado em ziguezague e pavimentação em pedra, Representa um marco dos mais significativos da história da evolução da tecnologia brasileira.

Cidade da Criança Mais de 53.000 m2 de área de lazer. Abriga a Escolinha de Trânsito, a Escolinha de Ecologia e a Escolinha de Esportes Edson Arantes do Nascimento, além de mais de 100 brinquedos e um mini-zoológico. Av. Nove de Abril.
Coleção de Arte Sesquicentenário A coleção possui 40 quadros, reproduções do Museu do Louvre, apresentando de forma didática a evolução das artes plásticas, desde a Antigüidade até o Modernismo. Rua Marechal Rondon, 201.

Cruzeiro Quinhentista É todo construído em blocos de granito natural, revestido em sua volta por azulejos de Wasth Rodrigues. Localizado no encontro do Caminho do Mar com o Caminho do Padre José de Anchieta, este monumento é evocativo da época do descobrimento e entrada para o sertão. Foi erigido pelo Presidente Washington Luís e inaugurado em 07 de Setembro de 1922, por ocasião do Centenário da Independência do Brasil.

Largo do Sapo Foi durante a primeira metade do século XVII o Porto Geral da terceira povoação de Cubatão. A inscrição em bronze no centro da praça, refere-se ao Porto Geral que se originou de um novo caminho de acesso ao Planalto. Localiza-se na Praça Joaquim Monte negro, junto à desembocadura do Rio das Pedras.
Museu Folclórico Africano Possui um acervo de 498 esculturas em barro, abajures, quadros, gamelas, ânforas, etc. Av. Nove de Abril, 2.275

Padrão do Lorena Monumento erguido em 1790, em homenagem ao Governador Lorena, sendo evocativo à época colonial. Foi levantado no ponto em que o Caminho do Mar corta a Calçada do Lorena. No intradorso do arco central pode-se ver um medalhão de azulejos com o retrato do Governador.

Parque Ecológico Caminho do Mar Inaugurado em 1989, pela Prefeitura, na busca de transformar a cidade em Cidade Símbolo da Ecologia. A antiga estrada do Caminho do Mar ou Serra Velha. construída em 1922 pelo Presidente Washington Luiz, abriga monumentos evocativos à história paulista, edificados na mesma época que a estrada foi construída, ocasião em que se comemorava o Centenário da Independência do Brasil (estes monumentos foram tombados pela CONDEPHAAT - Conselho de defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). A Prefeitura instalou quiosques, mesas, churrasqueiras e sanitários, proporcionando aos seus freqüentadores um período maior de permanência no local. Uma rampa de vôo livre foi também colocada à disposição dos praticantes desse esporte; e já aconteceram campeonatos, com a participação de voadores de nível nacional.

Parque Ecológico do Perequê Com a implantação deste projeto. em área de 23.366,72 m2, foram implantadas uma prainha artificial na encosta do rio, play-ground, cantina, sanitários, quiosques, duchas naturais, churrasqueiras, mesas, quadras de jogos, caiaques, e área para camping, além de extensos trechos para caminhadas na Serra do Mar. O acesso ao local é feito pela Estrada Piacaguera-Guarujá, próximo às indústrias. Um pórtico indicativo do parque orienta os visitantes.

Parque Municipal Anilinas Possui 65.000 m2 de área verde, com Pavilhão de Exposições, Anfiteatro, quadras (voley, basquete, handball, futebol de salão, etc.), mini-pista de trânsito. Abriga, ainda, um mini-zoológico, a Casa da Banda Musical e o Museu Folclórico Africano.

Pontilhão da Raiz Da Serra Construído em granito, a placa de bronze incrustada em sua face central refere-se à pavimentação em concreto da primeira estrada de rodagem sul americana, obra concluída no governo de Carlos de Campos. Próximo a este monumento havia a capela de São Lázaro e o cemitério da cidade, construído por ocasião da construção da Refinaria.

Pouso do Paranapiacaba O início da descida da Serra é assinalada pelo Pouso do Paranapiacaba. Sua implantação é tal, que, de suas varandas, tem-se uma excepcional vista da paisagem. Na parte inferior, voltada para a Serra, uma arcada de pedra é o melhor lugar para se observar a vista. Parece ter sido intenção do arquiteto unir o monumento à paisagem, possibilitando o acesso à serra por escadas de pedra na meia encosta. Sua denominação "paranapiacaba", dada por Washington Luís, nada mais é do que "lugar de ver o mar". Monumento do Pico da Serra Construído no ponto mais alto da Calçada do Lorena, constitui-se num obelisco de linhas elegantes e sóbrias. Foi o terceiro monumento a ser erigido por solicitação de Washington Luís ao Prefeito Firmino Pinto, em 1922, no mesmo local onde outrora existia outro monumento, construído em 1790 pela Câmara de São Paulo, em homenagem à Lorena pela construção de sua estrada. Atualmente a ELETROPAULO S/A, cercou o monumento, pois este ocupa terreno de sua propriedade.

Rancho da Maioridade Este pouso evoca a construção de Estrada da maioridade e visita da Família Real em 1846. Situado em acentuada curva, dele se tem ótima visão de Cubatão. Ao centro estão as armas do Império, com seu escudo e esfera armilar. Esse símbolo vem da época de D. Manoel e assinala a era dos descobrimentos. Na Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - USP existe uma maquete deste projeto.

Reserva Estadual da Serra do Mar Local propício à caminhadas e pic-nics. Aberto também às pesquisas científicas.

Sambaquis Existem, na região de Cubatão, 04 sambaquis, 03 deles ainda em pesquisas. O primeiro a ser pesquisado localiza-se em Piaçaguera, na área industrial de siderúrgica COSIPA. Constitui-se de camadas de conchas de ostra superpostas, com aproximadamente 3 m. É o segundo sambaqui mais antigo encontrado no Brasil.
|